Dicas para o bom funcionamento do seu motor
-
Conferir óleo:
Verificar o óleo do motor do automóvel é uma das atividades de manutenção mais simples e mais importantes. Encontrar um problema com a lubrificação antes que ela danifique o motor pode poupar milhares de reais em custos adicionais. O melhor momento para verificar o óleo é quando o motor está quente. Para isso, basta localizar a vareta, retirá-la e verificar o nível.
Se constatar que o líquido está abaixo do nível indicado, leve o automóvel para fazer a troca do óleo e peça ao seu mecânico que verifique possíveis vazamentos. Além disso, a cor do óleo deve ser clara.
-
Fluido de transmissão:
Fluido de transmissão é o que mantém as engrenagens do seu carro funcionando. Verificar este item é tão simples quanto verificar o óleo, basta procurar por uma vareta chamada transmissão e repetir o mesmo processo feito com o óleo.
Nesse caso, você deve procurar um fluido de transmissão limpo e sem flocos de metal. Se você encontrar pedaços ou flocos de metal ligado à vareta, leve o seu carro ao mecânico imediatamente a e fluida, não preta e gelatinosa.
-
Filtro de ar:
Verificar o filtro de ar em seu carro é uma boa ideia antes de fazer viagens longas, pois pode poupar gastos desnecessários. Verificar o filtro é bem simples: localize-o, abra o recipiente e retire o filtro.
Após esse processo, veja o quanto de poeira e sujeira o filtro tem recolhido. Se ele ainda for majoritariamente branco, provavelmente está funcionando bem, mas se estiver preto ou marrom, é hora de substituir por um filtro novo.
-
Água do radiador:
O radiador mantém o motor frio, por isso é importante garantir que ele tenha água. Antes de verificar o nível da água do radiador, tenha certeza de que o carro não foi desligado recentemente, pois neste caso a tampa do reservatório estará quente.
Feito isso, abra a tampa e verifique se tem água no reservatório. Se não tiver o suficiente, adicione água.
-
Bateria:
Se você já virou a chave do seu carro e não viu nada acontecer, saberá a importância da bateria completamente carregada. Uma maneira fácil de verificar a carga da bateria é utilizar um voltímetro através dos polos. Você também pode verificar se os terminais da bateria estão limpos e sem corrosão.
Caso exista corrosão, uma maneira simples de limpá-los é usar uma escova de aço e uma lata de refrigerante cola. Tudo isso com o carro desligado e com a bateria desconectada. Após esse processo, as baterias ficarão mais limpas, o que aumentará o fluxo de eletricidade.
-
Caixa de ferramentas:
Certifique-se sempre se a sua caixa de ferramentas do carro está completa. Além disso, dependendo da duração da viagem você pode querer arrumar algumas coisas extras. Não seja daquele tipo que lamenta por ter deixado aquela chave em casa ou de ter esquecido de arrumar o macaco do carro. Uma caixa de ferramenta bem equipada pode te fazer economizar tempo e dinheiro.